Sample text. Click to select the text box. Click again or double click to start editing the text.
A Sociedade de Instrução e Leitura, mantenedora do Colégio Rio Branco, está completando 159 anos. Sua função tem sido, ao longo de todos estes anos, a de prover e dar suporte ao bom funcionamento do Colégio Rio Branco. Neste sentido, nossas ações devem estar direcionadas à manutenção e ao aperfeiçoamento desta tradição, buscando dar condições para que tanto a Gerência Administrativa como a Diretoria Pedagógica tenham as ferramentas necessárias para a gestão de um ensino moderno e de qualidade, finalidade primária de nossa instituição.
Vista aéra do colégio
Nos últimos anos, um grupo de pais se uniu para planejar, propor e executar um projeto de médio e longo prazo visando aumentar o profissionalismo, a eficiência e a dinâmica da gestão do colégio. Os frutos deste projeto podem ser vistos hoje, com o RB sendo considerado uma referência na região Metropolitana de Campinas por sua excelência e modernidade no ensino e gestão.
Apresentamos a Chapa “RB: Rumo aos 160 anos”, que concorrerá às próximas eleições para a Diretoria Executiva da SIL, biênio 2022-2024.
Nosso grupo é formado por sócios com larga experiência na gestão da SIL, todos tendo ocupado cargos na Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
Os membros da, “Rumo aos 160 anos”, já fazem parte do dia a dia da administração do nosso Colégio a, pelo menos, 5 anos.
Nós membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Fiscal, em conjunto com a Diretoria Pedagógica, temos participado ativamente da elaboração do planejamento estratégico do colégio, que contou com o envolvimento de pais, alunos e colaboradores, através de uma ampla pesquisa buscando a opinião dos diversos atores para a construção de estratégias futuras para a instituição.
Nosso compromisso será executar e acompanhar as ações concernentes aos objetivos traçados.
Assegurar e fortalecer a autonomia da Equipe Pedagógica na tomada de decisões, pautadas no diálogo com a comunidade escolar.
Dentre as inúmeras ações em andamento, apoiar e incentivar as iniciativas de uso de novas tecnologias e recursos digitais como suporte à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, ampliar as iniciativas e programas de educação empreendedora e programas de sustentabilidade do meio ambiente.
Apoiar e incentivar o aprimoramento do trabalho de Orientação Educacional com o objetivo de proporcionar desenvolvimento integral aos alunos.
Continuar o fortalecimento e o incentivo do ensino de línguas estrangeiras, com ênfase em inglês, alemão e espanhol.
Apoiar o aprimoramento do trabalho de orientação dos alunos sobre as escolhas de carreiras e criação de oportunidades para ingressarem em universidades e instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.
Nos últimos anos, o RB investiu muito em inovação tecnológica, destacando-se tanto no âmbito de recursos físicos como humanos.
A estratégia deu tão certo que proporcionou ao RB destacar-se na pandemia, apresentando-se preparado para se adaptar rapidamente aos desafios.
Nossa proposta é manter o constante avanço tecnológico na instituição em geral, apoiando e incentivando a melhoria permanente do uso de tecnologias de comunicação e informação como suporte ao processo de ensino e aprendizagem.
Nos últimos anos, a diretoria executiva tem concentrado esforços no planejamento, organização, direção e monitoramento dos principais processos administrativos e pedagógicos da escola.
Nossa proposta visa, através de gestão eficaz, eficiente e efetiva da saúde financeira e patrimonial da associação, dar segurança e transparência aos seus associados e aos órgãos da administração da SIL.
Na gestão de pessoas, pretende-se aprimorar a capacitação da equipe docente e administrativa, implementando sistemas de avaliação de desempenho, qualidade de vida, segurança no trabalho, desenvolvimento de carreira e recrutamento e seleção.
Somos um Colégio centenário com participação em grandes marcos da história Campineira e Brasileira. Esta história precisa ser resgatada e disponibilizada para nossos alunos e associados. Um projeto em andamento neste sentido vem reunindo e organizando um rico acervo. Atores da história do Rio Branco vêm sendo entrevistados para seu resgate.
Com o marco de seus 160 anos, nossa gestão se propõe a organizar este conhecimento com a disponibilização de um espaço para o Centro de Memória, onde toda esta trajetória do RIO BRANCO será contada.
Em um cenário de grandes mudanças em que vivemos, é fundamental que nossos alunos desenvolvam a capacidade empreendedora e possam exercer uma cidadania ativa. Queremos que tenham capacidade de planejar seu próprio projeto de vida, que possam trabalhar em equipe de forma colaborativa, criativa e com flexibilidade, que aprendam a adaptar-se e lidar com situações novas, complexas e desafiadoras, promovendo transformações e mantendo-se motivados. Nesse contexto, uma educação empreendedora é de suma importância.
Tema relevante do planejamento estratégico, a chapa estará empenhada em ampliar o programa de empreendedorismo que já temos, fazendo com que chegue a todos os níveis de ensino, para que possamos formar jovens protagonistas de seus projetos de vida.
O tema tem evoluído no colégio nos últimos anos, não só na conscientização de nossos alunos, mas também em ações concretas: redução de utilização de papel, economia de energia elétrica, utilização de materiais recicláveis e projetos de estudos do meio são exemplos destas ações.
Porém há muito ainda por fazer. Novas iniciativas propostas, como estudos de implantação de energia fotovoltaica, coleta seletiva de lixo, manutenção de componentes faunísticos, deverão pautar nossas ações.
O Colégio Rio Branco mudou-se do Centro de Campinas para Barão Geraldo em 1975. A estrutura física do colégio sofreu inúmeras modificações, desde então, para se adequar à modernização e ao crescimento.
Nossa gestão se propõe a continuar a fazer os investimentos necessários na manutenção, melhoria e ampliação da infraestrutura do colégio, visando a adequação às novas necessidades de atualização, demandas e modernização do trabalho pedagógico e melhoria do bem estar de toda a comunidade escolar.